Avaliações Psicológicas

Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas. Psicoterapia para todas as idades.

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas.

Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.

Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.

Através dos testes e exames psicológicos, podemos medir e identificar a preservação ou alteração das estruturas do ego do sujeito, seus elementos inconscientes, seus conteúdos latentes e manifestos, interesses, habilidades e suas potencialidades cognitivas, mnêmicas, intelectuais e relacionais (ou seja: perceber sua capacidade de aprender, lembrar, raciocinar e interagir com as pessoas e seu meio).

Também é possível perceber através dos testes a aptidão do sujeito para desempenhar certas ocupações profissionais que exigem habilidades ou condições específicas a certas áreas (exemplo: vigilantes, pilotos, ou profissões que exigem raciocínio extremamente lógico).

Os testes e exames psicológicos devem servir de instrumento e não utensílio único na obtenção das respostas para o psicodiagnóstico, pois a atuação e a análise do profissional psicólogo são insubstituíveis.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CONCURSOS

Após a pandemia, as Prefeituras exigem para os aprovados em concursos, exames na área da saúde e a avaliação psicológica.

Essa avaliação consta de testes Psicológicos e são realizados individualmente com profissional capacitado e aceitos nas Prefeituras da região.

AVALIAÇÃO BARIÁTRICA E VASECTOMIA

A cirurgia bariátrica e a vasectomia são procedimentos invasivos, que resultam em grande impacto na vida da pessoa, da sua família, parceiros, e grupos aos quais pertencem.

A avaliação psicológica é importante para que se realize uma análise, considerando os fenômenos biopsicossociais do paciente com o objetivo de avaliar se ele possui recursos internos e suporte familiar para enfrentar não somente o procedimento cirúrgico, mas também todas as restrições e conflitos frequentes após a cirurgia.