O que é Inteligência Emocional?

O conceito foi popularizado pelo psicólogo Daniel Goleman por meio do seu livro Inteligência Emocional, publicado em 1986, em que ele a define como:

“A capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”

 

5 Pilares da Inteligência Emocional

Autoconhecimento

Permite que o indivíduo reconheça, compreenda e nomeie as suas próprias emoções, tornando-se capaz de criar estratégias para lidar com as mais diversas circunstâncias do seu cotidiano. Por meio dele, passamos a ter mais autocontrole, confiança, foco, atenção e planejamento.

Habilidades de relacionamento

Desenvolver habilidades de relacionamento é primordial para evitar conflitos em qualquer ambiente social. A partir delas, desenvolvemos o pensamento crítico, escuta ativa e colaboração. O sucesso das pessoas não depende apenas da competência técnica e habilidades. A maior parte do sucesso dos indivíduos é fundamentado na personalidade e, principalmente, na habilidade de se relacionar com outras pessoas.

Consciência social

A consciência social permite que cada pessoa entenda o seu papel em um contexto maior, pensando além da individualidade e colaborando na construção da coletividade. Dessa forma, ela consegue levar em consideração perspectivas alheias, desenvolvendo a empatia, respeito e compromisso social.

Controle das emoções

Após conhecer as emoções, também é preciso aprender a controlá-las. Por isso, é importante saber reagir conforme cada situação.

Automotivação

Ao reconhecer e controlar as próprias emoções, se torna mais fácil ter motivação, sendo capaz de responder aos estímulos de modo consciente.

Empatia

Faz com que a pessoa se coloque no lugar do outro, tornando-a mais sensível aos sentimentos alheios.

 

Como a Inteligência Emocional pode te ajudar?

Saber interagir da melhor forma, diante de variadas situações é primordial para quem deseja ter sucesso em qualquer área. Estudos comprovam que indivíduos que possuem I.E alcançam cargos mais altos e maiores salários. Um líder precisa antecipar as necessidades de sua equipe, resolver conflitos, perceber os melhores caminhos a seguir…Todas essas habilidades não seriam possíveis sem que antes esse líder tenha trabalhado em sí mesmo sua Inteligência Emocional. O processo de aquisição e aprimoramento da, I.E., pode ser iniciado em qualquer etapa da vida, hoje mesmo é um ótimo dia para você iniciar nesse processo.

 

Texto produzido por:

Ana Caroline B. Vega

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail