Diante das turbulências que vivemos pós pandemia, precisamos ser resilientes, mas o que é resiliência e quais os benefícios que traz?
Resiliência é a capacidade que temos de enfrentar nossas adversidades, buscando agir de forma estratégica para prosseguir diante das fortes situações de estresse. É ter sabedoria para se adaptar as mudanças, buscando transformar os impactos negativos de um conflito em lições de aprendizado e amadurecimento.
Sabemos que cada pessoa vem de uma cultura diferente, de uma família diferente, cada pessoa tem características e crenças únicas e provavelmente vão responder de formas diferentes perante os desafios que a vida traz. Em determinadas situações precisamos ter maturidade e flexibilidade emocional para transformar uma situação de crise em recursos de aprendizagem e crescimento.
A resiliência se desenvolve por meio de um processo de aprendizagem e autoconhecimento. Quando passamos a nos conhecer profundamente, conseguimos reconhecer as nossas crenças e emoções limitantes ou os nossos talentos, habilidades e recursos internos, que nos ajudam a ser mais flexíveis.
As características de pessoas resilientes são: Flexibilidade, autocontrole emocional, autoconfiança, proatividade, tem senso de propósito na sua vida, capacidade de tirar um aprendizado das coisas negativas que ocorrem na vida.
Ser resiliente é como ser uma árvore forte em meio a uma tempestade: mesmo balançando, ela consegue se manter firme e resistir.
Texto produzido por:
Margarete Gellert da Costa